terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Glossário: Caça-Gazeteiro

Um glossário pros meus amigos jovens se situarem:

'Gazetear' é o termo arcaico usado para nomear a atividade que, posteriormente, na Idade Média, ficou conhecida como 'Cabular Aula' e, mais recentemente, como 'Matar Aula'.

Neste blog, conforme definido no consenso lusofônico realizado entre o Zeca e eu na década de 90, o verbo 'Cabular' é usado em contextos mais amplos do que as picardias estudantis. Aqui ele abrange todo tipo de situação que envolva 'ato deliberado de não fazer o que deve ser feito, o que pode, ou não, ser acompanhado de tentativa mais ou menos profícua de encobrir tal falta'.

Exemplos de emprego adequado do termo:
"Tenho amigos que costumam cabular o banho no domingo."
"Ontem eu cabulei a terapia: só falei de amenidades."
"Estou cabulando o mestrado há uma década."
"Preciso decidir se caso ou compro uma bici e, desta forma, parar de cabular a vida."

Assim sendo, é fácil compreender o termo 'Caça-Gazeteiro'. Este profissional posteriormente ficou conhecido como o 'Bedél da Escola' e mais tarde como o 'tiozinho que te leva pra diretoria', obrigando você a dizer ao que veio e tomar sua linha.

Ok, ok. sei que explicar a piada acaba com a graça. Mas eu tô angustiada e queria me fazer entender. Perdi a piada mas não perdi a chance de me lamuriar pros amigos. Rá! Yo estoy terrible!


7 comentários:

Thunderstorms, dreams and conversations disse...

Eba legenda...hehehehe.
Besos

sagel disse...

eba!!! legenda!!!! eu ando cabulando decisões... preguiiiiiça.... saudades, já, e bem muita!!!!!

... por mais que esteja errada disse...

hahahahaha...
fez tão mais sentido pra mim, mais feliz que sou uma amiga jovem!!!
kisses

giacca, synbad, tchuca... disse...

aproveita e explica pros novatos o q é "lamuriar"... ô suéter... ops, de acordo com a nova reforma, 'sueter' não leva mais acento...

Plinio Bolognani disse...

achei que caça gazeteiro era aquele cara que atropelou o jornaleiro no sinal ontem!!

hehehe (tá... eu sei que foi fraca).

Mas Ia, acho que esse termo cabular é meio piada interna ein. Eu tambem uso cabular como você falou. Ahh e por causa do camping, uso muito W.O. tambem.

Silvinha disse...

exato pili! you got it, man!
mas filosofando sobre a piada interna, acho que o W.O. é um pouco mais descarado do que o cabular. Este aqui implica em uma certa tentativa de disfarçarar, sabe? Então, eu tô aqui na escola, mas tô passeando no corredor... eu tô aqui vivendo em 2008, mas tõ fingindo que o tempo não tá passando pra mim...
sei lá... adoro piada interna.

Pri em York disse...

Sil, vem pra cá, na red house não tem caça-gazeteiro! Tô escondida aqui!
Não saio, não saio, não saio.
(é segredo, mas nem tá tão frio lá fora)